Conheça o Waguinho

Waguinho Ito nasceu em São Paulo, e ainda criança mudou-se com a família para o Espírito Santo, onde se radicou. Foi um período de muitas dificuldades, quando vivia com a mãe e a irmã na casa de parentes. Waguinho deu início à vida profissional em um trabalho técnico, exercendo a função de topógrafo. O ofício rendeu a ele reconhecimento e a oportunidade de trabalhar em diversos lugares, incluindo cidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Mas as raízes capixabas falaram mais alto e ele voltou ainda rapaz, continuando a trabalhar na terra que o abraçou. Em 1989, numa decisão que mudaria sua vida para sempre, mostrou coragem para realizar um antigo sonho: trabalhar em rádio. O jovem, que, quando garoto brincava com um velho rádio gravador pendurado no ombro, entrevistando os familiares e vizinhos, deixava de ser topógrafo para se tornar radialista. Além de se tornar locutor de renome, Waguinho foi também redator de notícias, produtor e até diretor da emissora em que trabalhou por vários anos, a rádio Tropical FM.

O trabalho como radialista rendeu vários prêmios, como por exemplo, o Disco de Platina como o locutor de maior audiência no rádio capixaba, e ainda, inúmeros títulos de honra ao mérito por serviços prestados à sociedade capixaba. Isso porque a vida pautada no amor cristão, aliada à força das ondas do rádio, o permitiram ajudar muitas pessoas.

Em 2012, Waguinho Ito foi eleito vice-prefeito de Vitória. Um ano depois, foi requisitado pelo prefeito para assumir a responsabilidade de um setor fundamental do poder público, a Secretaria de Assistência Social. No papel de secretário, comandou diretamente o desenvolvimento de ações importantes. Aqui destacamos algumas: implantação de uma unidade do SINE no Centro de Referência da pessoa com deficiência (CRPD); reforma do Centro de Referência da Juventude (CRJ), que atende em média 500 jovens por mês com atividades culturais e educativas; reforma e ampliação dos Centros de Convivência da Terceira Idade (CCTI), com atendimento de cerca de 700 idosos nas unidades;

Um programa social que tem a marca de Waguinho Ito é o “Onde Anda Você?”, desenvolvido de forma transversal na gestão, com o envolvimento de diversas secretarias da capital capixaba. O programa resultou na maior ação de proteção às pessoas em situação de rua, retirando centenas delas da exclusão e encaminhando às famílias, garantindo também qualificação, trabalho e renda para inúmeros cidadãos. Dos mais de 700 registros de moradores de rua que existiam no início do programa, hoje mais de uma centena ainda se encontram nessa situação. O trabalho segue no sentido de dar alternativa a todos que queiram uma oportunidade de mudar de vida. Waguinho coordenou ainda o “Plano Crack”, mobilizando equipes de abordagens e direcionamento dos dependentes químicos para os serviços de saúde e assistência disponíveis.

Outro destaque do trabalho dele a frente da Assistência Social, que ilustra bem o caráter humanitário de Waguinho, se deu no período entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Com as fortes chuvas que devastaram o Espírito Santo, foi o responsável pela organização e gerenciamento do maior centro de doações criado para atendimento aos desabrigados. O centro funcionou na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. Durante semanas a fio, Waguinho colaborou decisivamente no trabalho conjunto entre a Defesa Civil e diversas entidades e órgãos públicos, privados e filantrópicos. Entre as ações empreendidas, houve retirada e salvamento de vítimas, encaminhamento de cidadãos para o aluguel social e recebimento do cartão reconstrução, em parceria com o Governo do Estado.

Waguinho Ito é casado há quase 20 anos com Denise. É pai de Gabriella, de 18 anos, e Giulia, de 10 anos. Pré-candidato a vereador em Vitória, traz consigo o amor pela família e o compromisso social que o distinguiram na vida, desde os tempos de rádio até a contribuição na gestão da cidade de Vitória, período em que assumiu o cargo de prefeito nove vezes.